quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Luiz Gonzaga – “Nosso Eterno Rei do Baião”.


13 de dezembro é uma data muito especial para todos os amantes da cultura nordestina, foi neste dia que veio ao mundo um dos nossos maiores representantes, o grande LUIZ GONZAGA, o eterno “rei do baião”, que nos deixou há cerca de 18 anos, mas que até hoje é reverenciado por todos os nordestinos.

Filho do mestre JANUÁRIO e de dona SANTANA, Luiz nasceu na fazenda Caiçara, município de Exu, sertão pernambucano, sendo o segundo de nove filhos, desde criança manisfetou o desejo de ser sanfoneiro observando o pai tocando e animando as festas da região.

Iniciou sua carreira em programas de calouros no Rio de Janeiro, a primeira canção dedicada ao ritmo que o consagrou por toda vida foi “vira e mexe”, no programa do “carrasco” ARY BARROSO, bastante aplaudido, nosso rei do baião deslanchou sua carreira daí por diante, foram diversos programas de rádio e muitos discos gravados sempre ressaltando as alegrias, tristezas e costumes do nosso povo nordestino.

Foi a partir de 1943 que LUIZ passou a se apresentar vestido com as roupas típicas do seu povo, uma das suas canções mais marcantes é sem dúvida nenhuma a clássica “ASA BRANCA” composto em parceria com HUMBERTO TEXEIRA, a música obteve diversas regravações e até hoje é lembrada por todos.

Se estivesse vivo GONZAGÃO completaria hoje 95 anos, em sua homenagem foi instituído o DIA NACIONAL DO FORRÓ, nada mais oportuno para quem honrou com maestria sua missão.

Ouça agora a canção ASA BRANCA e a VOLTA DA ASA BRANCA contraste da tristeza e da alegria vividas pelos retirantes nordestinos, tão marcados pela falta de água, um tema que sempre esteve presente nas canções do VELHO LUA.

Por: Alcides Santos
www.forrodicumforca.com




Luiz gonzaga - Asa branca e volta da asa branca