sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Homenagem do mês : ADUÍLIO MENDES


Uma vez por mês nosso blog prestará homenagem a uma grande personalidade do nosso forró, este mês nosso homenageado é o cantor ADUÍLIO MENDES, uma das maiores vozes do nosso forró, que se tornou conhecido do público forrozeiro quando foi integrante do forró MASTRUZ COM LEITE, ao lado de KÁTIA, BETE e FRANÇA, diga-se de passagem a melhor formação que o MASTRUZ já teve, uma das melhores fases que a banda atravessou, certamente uma grande escola para o cantor.

Após se desligar da “mãe de todas as bandas” o artista integrou a banda paraibana MAGNÍFICOS, seu talento mais uma vez foi destacado e ADUÍLIO emplacou sucessos como: “AMOR, AMO VOCÊ”, “CARTA BRANCA” e “MAIS E MAIS” sem dúvida uma passagem que ficou marcada.

Da MAGNÍFICOS para carreira solo foi um pulo, surgia então ADUÍLIO MENDES & SUÍTE DE LUXO, a banda do cantor teve vida curta mesmo assim os fãs foram presenteados com um grandioso CD , os destaques do disco foram as canções: “O NÁUFRAGO” e “BALANÇO DA SANFONA” (composição de BATISTA LIMA, tempos depois a canção foi regravada pela LCM).

O cantor fez parte de uma outra banda cearense, a CAVIAR COM RAPADURA mais uma vez sua estrela brilhou e o artista deu fôlego novo a banda que estava um pouco descaracterizada pelas constantes mudanças de vocalistas, seu período na CAVIAR foi bastante proveitoso canções como:”ME NAMORA”, “BRIGAS DE AMOR” e “INTERNAUTA DO AMOR” ganharam força na sua interpretação e conquistaram os forrozeiros, provando mais uma vez que aonde ADUÍLIO for o sucesso é garantido.

Após sair da CAVIAR, o cantor embarcou em um novo projeto, a banda SINCA CHAMBORD mesmo sem lançar CD o artista emplacou mais uma canção a “CEGO, SURDO E MUDO” (recentemente regravada por AVIÕES DO FORRÓ), o projeto não foi adiante e ADUÍLIO foi em busca de novos horizontes.

Atualmente o cantor faz parte da banda BALADEIROS DO FORRÓ, que está sediada na capital cearense, o peso de possuir um cantor do porte de ADUÍLIO MENDES em seu cast fez a BALADEIROS torna-se conhecida rapidamente e para não fugir do costume logo de cara o cantor estourou mais um sucesso, “VACILOU, A FILA ANDOU” presença garantida no repertório de várias bandas, mais uma prova de que aonde o cantor for seu público irá junto.

Escute agora uma versão EXCLUSIVA da canção “MEIO DIA” do MASTRUZ COM LEITE, na interpretação singular de ADUÍLIO MENDES, este grande cantor e excelente compositor que temos o privilégio de termos em nosso movimento.

por: ALCIDES SANTOS

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

LCM: qual cantora deverá ocupar essa vaga??


Desde que a cantora SIMARA PIRES decidiu se desligar do FORRÓ LIMÃO COM MEL, começou uma verdadeira corrida para ocupar a sua vaga. O sonho de fazer parte de uma das maiores bandas de forró do Brasil mexeu com o imaginário de muitas cantoras deste país e fez várias delas, consagradas ou desconhecidas, empregadas ou desempregadas tentarem de alguma forma chamar a atenção do empresário AILTON SOUZA , que tem em suas mãos uma tarefa muito complicada, que é achar uma voz feminina que se encaixe no estilo da banda e agrade o seu público, tudo isso às vésperas da realização de um grandioso projeto, a gravação do quarto DVD.

Opções não faltam para que o Sr. AILTON tome essa decisão, porém o que se percebe é que a cúpula da LIMÃO não busca apenas uma grande voz, mas sim alguém que se enquadre na filosofia da banda, alguém humilde, disciplinada e sem ataques de estrelismo, pois quem conhece os veteranos da LCM sabe que esse tipo de comportamento não faz parte e nem é tolerado pela equipe.

A data e o local de gravação do DVD estão mantidos, portanto a nova contratada terá um curto espaço de tempo para ensaiar a sua participação e de quebra terá que agradar os fãs e convencer nas interpretações dos antigos sucessos da banda que farão parte do repertório do DVD, sem dúvida uma tremenda responsabilidade, que só mesmo alguém com muita experiência para poder desempenhar bem tal missão.

Tenho um motivo a mais para ser fã da LCM, afinal de contas esta banda é originária da minha cidade natal, minha querida Salgueiro. Acompanhei de perto todo o processo evolutivo desde os tempos da banda baile TALISMÃ, em festas no clube da ACS, até a atual consagração nacional. Cada cidadão salgueirense carrega a LIMÃO no coração e defende esta banda com muito empenho, pois ela leva o nome do nosso município para todos os cantos do país e ajuda a desmistificar a imagem tão deturpada da nossa cidade perante a opinião pública, não é por acaso que ela é conhecida em toda a região como “o orgulho de Salgueiro”.

A LCM é considera um patrimônio de Salgueiro e como salgueirense e forrozeiro tenho respaldo para falar sobre a atual situação da banda, que com muitos esforço conseguiu se firmar entre as top´s do forró e hoje enfrenta uma situação muito delicada; bem mais do que na época do desligamento do cantor EDSON LIMA, mas com toda a sua experiência no setor o empresário AILTON SOUZA saberá contornar a situação (como sempre fez), realizando uma ótima aquisição para LIMÃO COM MEL.

Sobre a nova voz da LCM eu prefiro não citar nomes, mas gostaria de deixar aqui minha simples opinião e alguns pontos para serem pensados:

De início a banda não deveria contratar uma cantora desconhecida, mesmo sendo uma pessoa de talento, pois se o objetivo é trazer alguém para participar do DVD, para cantar antigos e novos sucessos o público não iria se identificar ouvindo canções clássicas em vozes anônimas.

Também não concordo em “roubar” alguém que já esteja estabilizada em outra banda, que já tenha construído uma identificação com o público que acompanha e admira o trabalho daquela banda, não daria certo e ainda correria o risco de trazer alguém “estrela” demais para os padrões da LCM, batendo de frente com um dos pontos decisivos para a contratação, pois sabemos existem muitos artistas forrozeiros por aí que carregam consigo uma falsa humildade.

O ideal seria trazer uma grande voz do passado, alguém que brilhou em outrora e que hoje viva no ostracismo, certamente essa pessoa daria mais valor a esta nova oportunidade, ou seja seria mais humilde (mesmo que antes não tivesse sido), o público certamente ficaria satisfeito em ver as clássicas canções interpretadas por uma voz conhecida do forró, mas que não tenha vínculo com nenhuma banda atual ou seja nenhum resquício da “marca” ou trejeitos daquela banda.

Vou mais além acho que a LIMÃO deveria contratar não apenas uma, mas duas vozes femininas para assim formar um quarteto de ouro, já que nos vocais masculinos a banda sempre foi muita bem servida.

Concordo em trazer uma voz feminina desconhecida, mas não com o objetivo de participar deste DVD, mas sim uma voz para ser trabalhada no próximo CD, de certo modo não causaria maiores impactos, a cantora se adaptaria na filosofia da banda e os LIMANÍACOS, em doses homeopáticas iriam se acostumar com a nova integrante; seria uma renovação para banda, o início de um novo ciclo, de uma nova fase com energias positivas.

Boas opções não faltam, pois o mercado de vozes femininas sempre foi farto e de qualidade, basta apenas analisar com calma todas as opções disponíveis, rever todos os prós e contras e realizar uma ótima contratação.

Por: Alcides Santos
www.forrodicumforca.com