sábado, 13 de outubro de 2007

SILVÂNIA AQUINO: Um talento desperdiçado


Sempre fui fã desta cantora, desde os tempos em que ela era integrante da RAIO DA SILIBRINA, impossível esquecer canções como: “ai,ai,ai amor”, “noite, noite, noite” e “mundo animal” são canções interpretadas pela cantora em seu período na RAIO que marcaram época e foram moldando a sua carreira até chegar em sua banda atual a CALCINHA PRETA.

O sucesso de SILVÂNIA AQUINO ou simplesmente SIL como é carinhosamente chamada pelos fãs é impressionante, a cantora possui uma legião de admiradores, prova disso são as inúmeras comunidades dedicadas a artista, todas elas recheadas com muitos membros.

Dentro da CALCINHA PRETA a cantora evoluiu bastante musicalmente, suas técnicas apuradas foram se aperfeiçoando e a cada lançamento SIL se destacava ainda mais e conquistava fãs pelo país afora.

Porém atualmente a cantora não vem sendo valorizada como deveria ser, se vocês notarem de alguns lançamentos pra cá, o timbre, o carisma e o talento de SIL vem sendo mal aproveitado, creio que a maioria dos leitores que estejam lendo esse artigo agora devem está se perguntando por onde andam os duetos sensacionais interpretados por SILVÂNIA AQUINO e DANIEL DIAU, canções como : “hoje à noite”, “mágica”, “manchete de jornais”, “Adão e Eva”, “renascerá” , “sai solidão”, ufa!! é sucesso que não acaba mais, sem falar nas canções solo interpretadas por essa guerreira como: “seu amor é bom”, “ magoei meu coração”, “amor da minha vida”, “declaração de amor” e a excepcional “porque tocou meu coração".
O tradicional romantismo da banda tão bem representado por SILVÂNIA perdeu um pouco o seu espaço quando a banda decidiu mudar a sua “batida” e embarcar em modismo como CALCINHA ELÉTRICA, os fãs protestaram queriam a velha e boa CALCINHA de volta e a produção da banda tenta aos poucos retomar o seu lugar de destaque no forró romântico, depois que a DESEJO DE MENINA abocanhou uma fatia importante deixada pelas bandas que se aventuraram no “vaneirão”.

Um exemplo do desperdício em relação ao talento de SILVÂNIA AQUINO é o caso da canção “faltou o leite ninho”, apesar da artista ter transformado a música em um grande sucesso, (mais pela sua interpretação do que pela letra em si), afinal de contas tudo que SIL canta vira ouro, seja “atirei o pau no gato” ou “faltou o leite ninho” ela emprega a sua marca e dá sempre show de bola em suas interpretações.

Como se não bastasse a canção ainda ganhou uma versão acústica no novo CD da banda, praticamente tirando leite de pedra, mais uma vez SILVÂNIA se destacou com a sua afinadíssima voz, seu timbre incomparável, mas, para quem se acostumou a ouvir a cantora interpretando canções do quilate de: “te amo” e “o que é que eu vou fazer?” ambas do vol.10, sente-se frustrado ao ouvir o trecho: “faltou o leite ninho, do nosso filhinho e você raparigando com as outras por aí”.

Apesar do novo CD da CALCINHA, o volume 17 está mais romântico e ter dito um cuidado maior por parte produção, a ausência dos duetos entre SILVÂNIA AQUINO e o cantor DANIEL DIAU, (que neste CD interpreta mais uma vez a canção “como vou deixar você”), é bastante sentida pelos fãs, (ohhh!! saudade de “jogo sujo” do vol.10).

Neste disco SIL defende duas canções solos são elas: “me diz onde você está” e “hoje eu acabo essa história” apesar de seguirem a linha romântica que nos habituamos a ouvir, ainda é pouco diante do talento desta grande cantora que tem capacidade de sobra pra interpretar canções de conteúdo com belas letras que e realmente transmita emoção para os forrozeiros apaixonados.

Por: Alcides Santos.

23 Comments:

Dilson said...

Concordo em parte com o Alcides, a calcinha preta foi mas uma banda que deixou o seu estilo para embarcar no vaneirão, axo q até ficou legal, foi bom mudar um pouco o estilo da calcinha para sair da rotina, mas é uma pena a ausência de canções q explorem a voz da silvânia como: pq tocou meu coraçao, declaraçao de amor, amor da minha vida, etc...
Mas esse vol.17 veio pra marcar a história da calcinha, mas marcou como UM DOS PIORES TRABALHOS DA BANDA!!!
faltou o leite ninho acustica foi uma das coisas mais bizarra que ja ouvi, sem falar da bagunça que ficou a banda com interpretaçoes do Maraial e do Lupa(vozes excelente), será que o Gilton nao poderia esperar mais umn pouco pro Daniel voltar?
um cd com apenas 11 músicas?
pq não gravou logo em um mini cd?
sinceramente, era melhor que ele nem tivesse inventado esse talvol.17!
ta aí minha opinião que figiu um pouco do assunto.. rsrs
abraço a todos!

Anônimo said...

realmente DILSON tb concordo contigo, não existe um cd com 11 faixas apenas, a tecnologia que temos atualmente, que permite uma capacidade bem maior

antigamente com antigo bolachão espaço era problemas mesmo assim os discos viam com 12 faixas e a CALCINHA, de vez em quando nos pregrando essas peças nos oferecendo cd´s com poucas musicas

valeu DILSON pelo seu comentario continue participando.

Anônimo said...

OLHA EU AQUI ALCIDES, DESCULPA PELA DEMORA, MAIS NÃO PODERIA PASSAR EM BRANCO NESSE SITE, PARABÉNS VC É UM VENCEDOR, ALÉM DE UMA INTELIGÊNCIA QUE POUCOS TÊM, ACHO QUE DEUS MIROU E DISSE ESSE VAI SER O ESCOLHIDO, PARABÉNS E OBRIGADO POR SER MEU AMIGO.

Anônimo said...

olha ,alcides concordo me número, gênero e grau.útimamente venho ficando bastante arrasado com o novo "repertório" da calcinha preta é muito chato mesmo pra um fã que ja é acostumado com o romantismo que só eles sabiam fazer derrepente ter que ouvir a Silvãnia cantando "leite ninho, e Daniel , como:..."ho meu patrão aumente o meu salário por favor a minha namorada me deixou...,código das vinte (que é um horror)" eu particularmente odeio essas músicas e outra do gênero que não me recordo agora.E também a sensualidade das cantoras que foi deixada de lado eu preferia mil vezes a calcinha preta de antes a mais apaixonada, a mais housada
é euma pena muito grande que isso aconteça mas não podemos fazer nada quem tem que se concientizar que estar prejudicando o grupo e principalmente os fãs é o Gilton Andrade enquanto ele não tomar essa atitude a banda vai indo de mal a pior daqui a pouco eles estão cantando o "créu". A primeira vez que foui ao show da banda foi em 2005,foi emocionate foi demais,foi uma das melhores coisas que aconteceram na minha vida Teresina-pi em peso estava lá prestigiando a banda, e em 2006 não foi diferente foi melhor ainda quando eles lançaram um dos cd´s mais romãnticos "DUAS PAIXÕES DOIS AMORES" e em 2007 foi um fracaço não tinha quase ninguém no show até por que quase ninguém gosta dessas novas músicas ,acho que só mesmo o dono. eu era muito fã da banda mas depois disso eu fiquei muito triste foi numa grande decepção mas pare que eles perceberam que estavam caíndo na mídia e voltaram com mas romantismo com o volume 17.E agora a nova onda é tuti-fruti do volume 19 quase uma imitação de chupa que é de uva ,e senta que é de menta.É infelizmente é uma pena que isso tenha acontecido e essa mudança radical não aconteceu só na calcinha preta não,várias outras bandas aderiram a nova onda do momento como MASTRUZ COM LEITE, quem diria udas melores banda de forró conhecida pelo romantismo hoje canta músicas como:"cred puta,e uma que diz asim:...pode jogar bomba lá no cabaré que eu junto os cacos das putas pra fazer outra mulher.." e por ai vai tomara que essa fase passe logo e eles caiam na real e creiem músiacas decentes.Bom esse é um desabafo de um fã arrasado com as músicas de hoje .meu nome é LAYRON tenho 16 anos e moro em Teresina-Pi.

Palloma Aquino said...

bom gente eu amo a calcinha preta como vcs mesmo fala a melhor e maior banda de forro do mundo e a cp sem contar os cantores dançarinos e etc e muito bom inclusive silvania aquino te amu ...

Anônimo said...

eu amo calcinha preta,sou louca por sil e daniel diau mais de uns tempos pra cá daniel saiu a banda ficou só cm uma voz a de silvania,ela tambem nao aparecia tanto... à banda pra me nao importa mais
o romantico que me chamou atencao ja tinha acabado,fico muito chateada assim como todos que realmente gosta de calcinha preta!
minha gente cadê aquele par maravilhoso que alegrava a alma e emocionava o coração! fico muito triste em ver a que ponto a banda chegou!

Unknown said...

Silvânia qual a sua idade

Thaytrinit said...

Olá pessoal!

Eu tb sou muito fã dessa banda maravilhosa, que repersenta o nosso estilo musical com tando entusiasmo e emoção. Tenho que concordar com vc quando dizem que a nossa querida Silvânia esta um pouco apagada nesses ultimos 1 ou 2 anos, talvés pq a dupla Sil e Daniel sempre foi imbatível, com a saida dele as coisas ficaram um pouco mornas, mas tenhamos fé, aos poucos tudo ta voltando ao normal.

Abraços a todos...

Jamerson Gomes super fã da calcinha said...

Eu concoredo e ainda mais acrescento, se já foi xato ouvir faltou o leite ninho quem vê o dvd ao vivo em general maynard vê tb como a romantica sil se expõe ao vulgarismo na música Amor dividido!

By: jamerson.jamerson@hotmail.com

Tamyles - Bahia said...

Poxa! Concordo com tudo que vc disse, isso é tudo que nós, fãs da Calcinha queremos mostrar para o Gilton. Gente pra mim Silvania Aquino é simplesmente a rainha do Forró, apesar do imenso talento de várias cantoras como Solange Do Aviões, Samya e Valquiria da Magnificos entre outras, pra mim ela é a Melhor! E ainda sim apesar de tudo, ninguém mais pra ser o REI do que Daniel Diau. Perfeito todos os duetos deles.
Realmente muita saudade da nossa antiga Calcinha Preta,mais romantica...é assim que o povo gosta,pelo menos eu acho!
Mas apesar de tudo, claro que jamais vamos abandonar a Calcinha...Afinal! Amor de fã, sabe como é quee é née ..
Silvania Aquino ♥

Anônimo said...

aqui vai o grupo de fãs da Sil no facebook, junta-se a nos e divulga!! (^_^)
http://www.facebook.com/pages/Silvania-Aquino/163894946963599

Anônimo said...

http://www.facebook.com/pages/Silvania-Aquino-Calcinha-Preta-/163894946963599

Jackson said...

Adoro ela
A melhor cantora de forró, sem dúvida.

Anônimo said...

eu amo a calcinha preta e principalmente a sil espero que vc continue.te amo sil do fundo do meu coração ainda eu vou ser uma dançarina da sua banda.ass:josiely que te ama

Anônimo said...

eu amo a calcinha preta e principalmente a sil espero que vc continue.te amo sil do fundo do meu coração ainda eu vou ser uma dançarina da sua banda.ass:josiely que te ama

Anônimo said...

eu amo a calcinha preta e principalmente a sil espero que vc continue.te amo sil do fundo do meu coração ainda eu vou ser uma dançarina da sua banda.ass:josiely que te ama

Mauricio said...

Sem dúvida a melhor banda de forró deste país, mas realmente é uma decepção ver vozes com Silvania e Paulinha cantando essas músicas lixo de hoje que a calcinha faz. Para vcs terem idéia foi por causa da CP que passei a gostar de forró, quando vi o DVD de salvador, e ver esse passe em falso da banda, nossa é decepcionante.

Anônimo said...

Pra mim us melhores CDs da Calcinha Preta sao us vol. 4, 5, 6, 7 i 8 ! du vol. 9 ao 14 é razoavel... du 15 pra frenti é ruim !!!
Ainda gostu da calcinha preta !
Sempri qi possu vou aos shows pq sempre elis recordam auguns sucessus...
Mais tbm fico decepcionado com u baixo nível que a banda xegou...

Anônimo said...

Duetos do Daniel com a silvânia,e do Berg rabelo tambêm com a silvânia,deixa bem claro o romantismo nos cd's vol.9,10,11,e esses dois ultimos com o retorno do Daniel diau

Anônimo said...

Tambem tenho os cd's vol.4,5,6,7,8,9,10,11 ate o vol.21 e um cd ediçao especial lançado acho que 2006,na minha opiniao a melhor fase da bande foi nos vol.4 ao 15 o resto foi só para encher linguiça

Unknown said...

Sou sambista mais amo ouvir sil todos os dia dou gloria a deus por te dado essa sujeita a senhora gloria sua mae. E ela nao foi egoista divide ela com nosco bjs bjs grande.

Unknown said...

Acho o vaneirão uma grande porcaria a banda é bem melhor que isso no seu estilo romântico

Unknown said...

Acho o vaneirão uma grande porcaria a banda é bem melhor que isso no seu estilo romântico